You(w)inners

Fazer parte da nossa comunidade não é para todo mundo. É necessário um temperamento bem específico.

É para aqueles que estão verdadeiramente comprometidos em construir relacionamentos de confiança, em contribuir para o crescimento coletivo e em promover um ambiente de respeito e colaboração mútua.

Ser um(a) youinner é estar cercado por indivíduos que compartilham dos mesmos valores e princípios, que estão comprometidos em crescer, enfrentar desafios e celebrar conquistas juntos. É fazer parte de uma rede de apoio e inspiração, onde cada membro é valorizado pelo que traz para a mesa e pelo que contribui para o bem comum.

Nossos valores são:

Estes valores se manifestam em dez princípios:

1. Regra de Ouro

“Amai-vos uns aos outros.” Nossa comunidade é um espaço seguro e inclusivo, onde todas as opiniões são valorizadas e todos os membros são tratados com dignidade e cortesia. Somos laicos, mas incorporamos princípios cristãos como ponto de vista filosófico. Portanto, independentemente da crença ou não-crença de cada um, nossos membros devem fazer aos outros aquilo que gostariam que  fizessem com eles mesmos, praticando a generosidade, o compartilhamento e sendo proativos na obtenção de valor com a rede, procurando servir mais do que serem servidos. Cocriamos um ambiente baseado na reciprocidade e no apoio mútuo que materializa os princípios da oração de São Francisco: ser um instrumento de paz e “procurar mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado, pois é dando que se recebe”.

2. Mentalidade de crescimento

“Quero mais.” Nossos membros estão comprometidos com o crescimento contínuo, tanto em nível pessoal quanto profissional. Não se acomodam com o estado atual, nutrem uma insatisfação saudável e estão dispostos a  crescer exponencialmente através do compartilhamento dos seus próprios conhecimentos e recursos. Evitamos críticas e julgamentos quando estamos pensando juntos. Encorajamos ideias “doidas”. Construímos sobre as ideias uns dos outros. Nos preocupamos muito mais com o resultado final do que com créditos de autoria. Perguntamos “why not?” em vez de “why?”

3. Mentalidade de abundância

“Não me venha com miserinha!” Acreditamos que existem recursos e oportunidades suficientes para todos e que colaborar e compartilhar não diminui o potencial individual, mas sim o amplia. Evitamos tanto o pessimismo tóxico quanto o otimismo ingênuo —  somos realistas esperançosos. Entendemos que o crescimento é um processo contínuo e que sempre há espaço para aprender, evoluir e se desenvolver, tanto individualmente quanto em coletividade. Reconhecemos que, ao trabalharmos juntos, podemos alcançar resultados que vão muito além do que seríamos capazes individualmente. Repudiamos e não toleramos nenhuma espécie de sabotagem entre os membros.

Kaizen

4. Kaizen

“Se está ruim, é inaceitável; se está bom, dá para melhorar.” Compreendemos que uma grande melhoria é feita de diversas pequenas melhorias acumuladas. Por isso, praticamos a melhoria contínua em todas as áreas da vida. Preconizamos posturas e ações positivas e construtivas. Primamos pela excelência nas nossas entregas — a próxima vez vai ser ainda melhor que a anterior. Temos metas e padrões de qualidade elevados e estamos sempre buscando maneiras de aprimorar nossos negócios, processos, habilidades e competências, tendo a perfeição como horizonte e a excelência como prática diária.

5. Shoshin

“Só sei que nada sei.” Nossos membros têm mente aberta e receptiva, mesmo quando são altamente qualificados e especialistas. Somos eternos aprendizes e estamos dispostos a abraçar novas ideias e perspectivas e a aprender com todos, independentemente de idade, gênero, etnia, origem e aparências. Somos flexíveis, principalmente com as coisas que não podemos mudar. Temos humildade intelectual e não nos obrigamos a ter opiniões sobre tudo; “não sei” e “não tenho opinião sobre isso” são respostas válidas para os assuntos que ignoramos. Evitamos ao máximo sermos levianos nas nossas posições e colocações.

6. Moralética (Ethos)

Don’t do evil.” Os membros agem com integridade, honestidade e responsabilidade em todas as suas interações dentro e fora da comunidade, retro-alimentando uma cultura de ética e respeito mútuo. Contamos com a capacidade de todos honrarem compromissos firmados e agirem corretamente mesmo quando não estão sendo observados, por isso podemos confiar uns nos outros. Enfrentamos os desafios com estoicismo. Ainda que tenhamos a insatisfação inerente aos inovadores, nutrimos uma mentalidade positiva porque, apesar de termos grandes metas no horizonte, sabemos aproveitar a jornada. Você não precisa ser um(a) místico(a) nem acreditar em energias e Lei da Atração; se apenas for capaz de compreender, respeitar e praticar nossos princípios éticos e morais por puro senso de dever, ao melhor estilo Immanuel Kant, já está ótimo!

7. Prosperidade Sustentável

“Prospera e faz prosperar.” Acreditamos que enriquecer é um objetivo legítimo e desejável e não invejamos quem obteve sucesso nos seus empreendimentos. No entanto, não acreditamos em enriquecimento a qualquer custo. Entendemos que o verdadeiro sucesso vai além do acúmulo de riqueza material; também envolve cultivar relacionamentos positivos, gerar impacto positivo na sociedade e meio ambiente, agir de forma ética e deixar um legado. Entendemos o dinheiro como uma energia circulante. Não enxergamos nossos colaboradores e parceiros apenas como “custos”, e sim como elos importantes que devem fazer parte desse fluxo, de forma que eles também enriqueçam, gerando um ecossistema de negócios perenes que nutrem relacionamentos sólidos e de longo prazo.

ubuntu

8. Ubuntu

“Eu sou porque nós somos.” Acreditamos na interconexão e interdependência de todos os seres humanos. Em muitos sentidos, os “outros” são extensões de nós mesmos. Conectamos e praticamos filosofias clássicas, modernas, orientais e ocidentais para demonstrar a viabilidade da paz entre os povos. Apesar de sermos flexíveis, protegemos a comunidade de pessoas não-conformes aos nossos princípios e somos intolerantes com a intolerância. Repudiamos e não toleramos nenhuma espécie de discriminação com base em etnia, religião, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, nacionalidade, idade, aparência, deficiências ou orientação política. Reconhecemos que o sucesso de um indivíduo está ligado ao sucesso de todos e promovemos uma cultura de solidariedade e colaboração. Preconizamos e fomentamos o trabalho em equipe. “Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá acompanhado.” Nos casos de dúvidas, colocamos o bem geral à frente do bem individual.

Gestalt

9. Gestalt

“O todo é maior do que a soma das partes.” Compreendemos e fomentamos a erupção de fenômenos emergentes. Abraçamos e conectamos conceitos da Física, Filosofia, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Religiologia, História, Economia, Biologia, Ecologia, Neurologia, Matemática, do Design, Marketing e Direito para demonstrar que a Verdade se manifesta de forma interdisciplinar. Entendemos a visão sistêmica como nosso principal trunfo para gerar inovações. Adoramos “conectar os pontos”. Compreendemos que nossas ações e decisões não afetam apenas nossos próprios umbigos, mas também o todo, ecoando para sempre no espaço-tempo eternamente Presente. Compreendemos que uma coletividade engajada num propósito único gera uma Mente Mestra que sempre supera mentes individuais, por mais brilhantes que sejam.

10. Everybody wins

“Colaborar é melhor do que competir.” Derivado da Teoria dos Jogos de John Nash, este princípio é sobre compreender que a cooperação é a solução para os problemas da nossa era. Proativamente buscamos relações ganha-ganha. Acreditamos que o sucesso de um membro não precisa vir às custas do fracasso de outro(s). Pelo contrário, exploramos oportunidades nas quais todos possam sair ganhando, encontrando maneiras de agregar valor e impulsionar o crescimento de todos. Entendemos que o sucesso individual está interligado ao sucesso coletivo e estamos dispostos a compartilhar nossos conhecimentos, recursos e experiências para o bem comum. Sempre buscamos soluções que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas, mesmo que isso signifique fazer concessões ou encontrar um meio-termo que beneficie a todos.

Isso faz sentido para você?

Só é possível entrar na Youin por convite, indicação ou sendo aprovado(a) no nosso processo seletivo. Acha que é para você? Queremos te ouvir ➝